terça-feira, 24 de julho de 2012

Vai estudar, Relvas!!

Frase alusiva à bela licenciatura do nosso Ministro Miguel Relvas que se tornou viral por este país. Como sabem, ultimamente tem-se falado muito da falcatrua do Relvas na sua formação académica e cada vez surgem mais protestos humorísticos sobre este assunto que a mim já me começa a cansar e, ao mesmo tempo, a preocupar.

Preocupar? perguntam vocês...Sim, preocupar, pois da forma como esta temática tem evoluído nos últimos dias, este assunto cada vez mais me parece uma jogada de distracção feita pelo Governo. Olhamos para os jornais e vemos o Relvas, olhamos para os telejornais e vemos Relvas, olhamos para blogs humorísticos ou de crítica e vemos Relvas, ouvimos referências a Relvas a todo o momento e até já se fazem manifestações dedicadas à sua demissão.

Ora isto tudo parece-me estúpido!! Pronto, o gajo fez uma grande falcatrua e sim, uma pessoa assim não devia estar no Governo...oh wait, they are all like this...

Vamos pensar sobre isto seriamente:

Há que ver primeiro que a competência e inteligência duma pessoa não se mede pela formação académica que possui, mas sim precisamente pela competência e inteligência que demonstra no seu trabalho, na sua forma de falar e de estar, até mesmo na sua vida pessoal. De certeza que vocês conhecem licenciados, até mesmo mestres, que só falam bem de boca fechada, enquanto existem pessoas que nem o 12º têm e são detentores duma sapiência para lá dos limites. Portanto, um gajo que trabalhou anos em cargos públicos e políticos ter uma licenciatura de Ciências Políticas não é um problema para mim, até porque somente pelo facto de ter feito esta falcatrua já demonstra que é um político português apto de ser Ministro...

Novamente, nós estamos a falar de um político, tipo de profissão que é logo associada à malandrice, à bela arte do coçar da micose e à mística máfia portuguesa. No entanto, existem (ou existiram) políticos minimamente, ou mesmo extremamente, competentes na sua função (sim, concordo que são poucos), passando a numerar alguns: Miguel Portas, Sá Carneiro, Francisco Louça, Jerónimo de Sousa, Marcelo Rebelo de Sousa, etc. Dado os exemplos que dei, tenho que reiterar que estes políticos são mesmo muito bons na sua função. Por exemplo, o Louça é um excelente político de oposição, pois só sabe dizer Não:

PM - "Ah, vou descer os ordenado em 50%"
Louça - "NÃO! Isso é um ultraje! Vai contra os direitos dos trabalhadores, bla bla bla!"
PM - "Então, vou ver o que posso fazer para subir os ordenados em 25%"
Louça - "NÃO! Isso é indigno! Vais fazer as empresas fugir para o estrangeiro!"

É difícil agradar a este menino dos Rs

Continuando, estamos numa altura do "campeonato político e económico" extremamente frágil e lesionar o Governo a esta altura não seria o melhor. Concordo que um ministro com o registo de falcatruas como o do Relvas deveria demitir-se, mas deveria ser feito de forma cuidada e com substituição de valor, coisa que muito provavelmente não vai acontecer. Vai ser uma bela confusão e vai acabar por nomear um amigo dos copos.

Por último, chegamos à parte que realmente me preocupa: manobra de distracção. Antes de mais, tenho que dizer que eu concordo com muitas acções que o Governo está a tomar, apesar de não concordar da forma como algumas são executadas, mas no balanço final acho que o actual Governo não está a trabalhar mal, dado o problema que herdou. Mas isso não retira a hipótese de o povo protestar, pois esse é o direito deles (que, na minha opinião, muita gente não usa da forma devida). Esta polémica com o Relvas, que agora parece estar a desvanecer-se entre as férias do Ronaldo e o começo da pré-época de futebol, hoje parece que foi uma bela jogada de distracção, tal e qual como com o Sócrates, pois permitiu que o Povo fizesse comédia e protestos com o Relvas, deixando o Governo respirar dos protestos contra austeridade. E o Povo, burro como sempre, caiu que nem um patinho.

Protestar porque o Relvas fez falcatrua no curso dele? Foda-se, protestem porque o Governo tirou-vos o subsídio, porque o ensino e saúde estão caros, porque o IVA do golfe está em 6% e do leite em 23% (ou 21%, não me recorda), protestem pelo que quiserem, mas que seja porque o Governo vos está a enrabar e não porque o menino do Relvas fez uma licenciatura manhosa.

"Quero lá saber da merda da licenciatura! Quero é um ensino exigente e eficiente! Quero ter dinheiro para dar tecto, comida, roupa e saúde aos meus filhos! Quero um Sistema de Saúde mais direccionado ao doente e menos ao médico! Quero que o Governo deixe o meu rabo em paz!" este sim deveria ser o vosso grito.



Espero que tenham gostado...Se não, "Quero lá saber!" é o meu grito...
Nando Pina

Sem comentários:

Enviar um comentário